Nossa História

A Fundação Xuxa Meneghel surgiu a partir de um sonho.

Certa vez, ao participar de um evento na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro, Xuxa foi convidada a conhecer a casa de uma senhora. Ao chegar lá, uma surpresa: o lugar modesto abrigava mais de 80 crianças. Xuxa saiu de lá pensando: “Puxa, uma pessoa praticamente sem recurso nenhum consegue tomar conta de tantas crianças. Por que eu também não posso fazer um pouquinho?”. Foi ali que tudo começou, em 1989.

No início eram apenas 180 crianças mas, com muito esforço e dedicação, não só de uma equipe sem igual mas de parceiros sempre presentes, a Fundação cresceu.

E 24 anos depois, quer sonhar junto com você.

A Fundação Xuxa Meneghel atua na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente, trabalhando para oferecer às crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, oportunidades de exercer plenamente seus direitos, desenvolver suas potencialidades e ter poder de decisão sobre as questões que as afetam diretamente.

Em 2013, a Fundação prestou cerca de 2 mil atendimentos mensais em diversas atividades e oficinas.

Na Fundação Xuxa, as crianças de 4 a 5 anos são atendidas em horário integral e as de 6 a 12 anos e os adolescentes de 13 a 17 anos, em horário complementar ao da escola. Elas contam com um espaço receptivo com atendimento psicossocial e atividades nas áreas de Educação & Cidadania, Saúde, Nutrição & Agroecologia, Arte & Cultura,  Família & Comunidade e Esporte & Lazer, além de projetos de aumento de escolaridade, capacitação profissional, geração de renda, inclusão digital.

Um sonho que virou um projeto de inclusão e resgate de cidadania de cerca de 10% da população de Guaratiba e que, como todo sonho bom, precisa se realizar todo dia.

Blog Fala Criança

Adolescentes da Fundação Xuxa Meneghel vão ao lançamento do livro “Vento no Rosto”

No dia 03 de maio de 2013, nós, adolescentes do Núcleo de Incidência Política da Fundação Xuxa Meneghel fomos ao lançamento do livro “Vento no Rosto” que aconteceu no centro da cidade do Rio de Janeiro. Carlos Zuma,Vanessa Fonseca, Ana Paula Rodrigues e a adolescente Dayane dos Santos, todos da Rede Não Bata Eduque, participaram [...]

Roda de Diálogo no Abrigo Amor e Vida

Hoje fizemos a nossa roda de diálogo no Abrigo Amor e Vida, ao todo tivemos cerca de 35 pessoas participando, entre elas crianças, adolescentes e adultos. A roda foi bastante construtiva, tivemos participantes de todas as áreas educacionais como, por exemplo, os professores, psicólogos, assistente social, nutricionista e funcionários. O mais legal da roda, foi [...]