Nossa História

A Fundação Xuxa Meneghel surgiu a partir de um sonho.

Certa vez, ao participar de um evento na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro, Xuxa foi convidada a conhecer a casa de uma senhora. Ao chegar lá, uma surpresa: o lugar modesto abrigava mais de 80 crianças. Xuxa saiu de lá pensando: “Puxa, uma pessoa praticamente sem recurso nenhum consegue tomar conta de tantas crianças. Por que eu também não posso fazer um pouquinho?”. Foi ali que tudo começou, em 1989.

No início eram apenas 180 crianças mas, com muito esforço e dedicação, não só de uma equipe sem igual mas de parceiros sempre presentes, a Fundação cresceu.

E 25 anos depois, quer sonhar junto com você.

A Fundação Xuxa Meneghel atua na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente, trabalhando para oferecer às crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social, oportunidades de exercer plenamente seus direitos, desenvolver suas potencialidades e ter poder de decisão sobre as questões que as afetam diretamente.

Em 2014, a Fundação prestou cerca de 2 mil atendimentos mensais em diversas atividades e oficinas.

Na Fundação Xuxa, as crianças de 5 a 12 anos e os adolescentes de 13 a 17 anos, em horário complementar ao da escola. Elas contam com um espaço receptivo com atendimento psicossocial e atividades nas áreas de Educação & Cidadania, Saúde, Nutrição & Agroecologia, Arte & Cultura,  Família & Comunidade e Esporte & Lazer, além de projetos voltados para a primeiríssima infância, de aumento de escolaridade, capacitação profissional, geração de renda, inclusão digital.

Um sonho que virou um projeto de inclusão e resgate de cidadania de cerca de 10% da população de Guaratiba e que, como todo sonho bom, precisa se realizar todo dia.

Blog Fala Criança

ENTREVISTA IVANA CASTRO, ELA PARTICIPA DO PROJETO INFANCIAS EN REDE

ENTREVISTA A IVANA CASTRO. ELA PARTICIPA DO PROJETO INFÂNCIAS EM REDE VOCê ACHA A PARTICIPAÇÃO INFANTIL IMPORTANTE?__SIM__ PORQUE?? Eu acho que o direito de participar ele tem que ser para todos não só para os adultos mas sim para as crianças. EXEMPLO: se agente voltasse atrás a gente ia ver que antes as mulheres não [...]

Ato Em Defesa da Vida – Candelária Nunca Mais

Na madrugada de 23 de julho de 1993, em frente à Igreja da Candelária, policiais abriram fogo contra mais de 70 pessoas que estavam dormindo nas proximidades da Igreja. Era a “Chacina da Candelária”, quando 08 jovens foram barbaramente assassinados aos pés do centro comercial e religioso da cidade do Rio de Janeiro. Desde então, [...]