Fotos e Notícias

Acompanhe o dia na Fundação Xuxa Meneghel

Fundação Xuxa Meneghel inicia projeto que garante participação infantil na Conferência Rio+20

Com o compromisso de viabilizar a participação das crianças brasileiras no ambiente da Conferência Rio+20, a Fundação Xuxa Meneghel deu início ao projeto +Criança na Rio+20. A ideia central do projeto é fazer uma releitura do documento “Carta da Terra para Crianças” com meninos e meninas de diferentes comunidades do Brasil, e ao final gerar uma “Carta das Crianças para a Terra”.

A “Carta da Terra para Crianças” é uma cartilha para germinar os princípios éticos em prol da construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica com uma linguagem adaptada ao público infantil. A “Carta das Crianças para a Terra” seria uma resposta da criança brasileira a esse documento.

Para viabilizar o projeto, equipes interdisciplinares estão visitando diferentes grupos que compreendem as infâncias brasileiras: ribeirinhas, das florestas, quilombolas, sem terrinha, do semiárido, de grandes centros urbanos, indígenas, em todas as macros regiões do país.  Desde abril, a Fundação Xuxa Meneghel esteve nas comunidades de Alter do Chão, no Pará, Boqueirão dos Vieiras (Codó), no Maranhão, e São José da Serra, no Rio de Janeiro.

Durante o processo, está sendo usada uma metodologia, gerada a partir de dinâmicas participativas, que permite elaborar com as crianças, opiniões e propostas para “Carta das Crianças para a Terra”, com registros audiovisuais feitos também por elas.

Com uma linguagem pedagógica moderna, o projeto provoca, encoraja e estimula as crianças a se expressarem e sensibiliza os adultos a considerá-las e valorizá-las. Além disso, cria um ambiente em que o público aprende sobre os desafios do desenvolvimento sustentável e pode contribuir na busca de soluções.

Deixe o seu comentário

Blog Fala Criança

Ato Em Defesa da Vida – Candelária Nunca Mais

Na madrugada de 23 de julho de 1993, em frente à Igreja da Candelária, policiais abriram fogo contra mais de 70 pessoas que estavam dormindo nas proximidades da Igreja. Era a “Chacina da Candelária”, quando 08 jovens foram barbaramente assassinados aos pés do centro comercial e religioso da cidade do Rio de Janeiro. Desde então, [...]

Adolescentes da Fundação Xuxa Meneghel vão ao lançamento do livro “Vento no Rosto”

No dia 03 de maio de 2013, nós, adolescentes do Núcleo de Incidência Política da Fundação Xuxa Meneghel fomos ao lançamento do livro “Vento no Rosto” que aconteceu no centro da cidade do Rio de Janeiro. Carlos Zuma,Vanessa Fonseca, Ana Paula Rodrigues e a adolescente Dayane dos Santos, todos da Rede Não Bata Eduque, participaram [...]