26/04/2012

Carretinha da Saúde atende crianças, famílias e comunidade na Fundação Xuxa Meneghel

Nos dias 24 e 25 de abril, a Fundação Xuxa Meneghel recebeu a Carretinha da Saúde, uma unidade móvel criada para levar à população atendimento e esclarecimento acerca de doenças e tratamentos dermatológicos – em especial sobre a Hanseníase. A ação foi realizada em parceria com o Rio Solidário e o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e atendeu as crianças da Fundação, suas famílias e a comunidade local.

O evento contou com a participação de Daniela Pedras, Diretora Presidente do Rio Solidário, que acompanhou a chegada da Carretinha junto à equipe da Fundação. Também estiveram presentes profissionais e voluntários do Morhan e da Associação Beneficentes dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro (APPAI), oferecendo diferentes atividades no local.

No primeiro dia foram atendidas 70 pessoas e no segundo 75, somando 145 atendimentos. Além dos exames dermatológicos realizados pelos profissionais da Carretinha, os participantes foram assistidos por uma equipe de dentistas trazidos pela APPAI, que orientou sobre higiene bucal e distribuiu kits com materiais importantes para a prevenção de doenças. O grupo da Carretinha da Saúde também promoveu apresentações de teatro para as crianças, com o objetivo de esclarecer de forma lúdica e divertida, o que são as doenças dermatológicas, com foco maior na Hanseníase, e a importância dos exames preventivos.